Ícone.png

TRANSVERSALIDADES POÉTICAS

Projeto Artístico-Pedagógico do Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo 

Ações que fomentam e qualificam a dança na cidade, investindo em sua pluralidade e singularidade, difusão e fruição,  promovendo seu reconhecimento e expansão enquanto linguagem artística, sem esquecer ou negligenciar os processos históricos que contribuíram para a formação da dança paulistana, bem como as relações com a cidade e a sociedade.

 

​O projeto se desenvolve em 5 pilares: cursos estendidos, cursos livres, residências artísticas, diálogos plurais e provocações cênicas . Contempla ações que trazem em si a reflexão e fruição da dança, partilhando experiências e modos de fazer arte como atitude política, social, crítica e reflexiva.

Transversalidades enquanto práticas de apreensão, produção, distribuição e circulação das artes, especialmente da dança, incluindo outros fazeres e saberes, linguagens e racionalidades, estabelecendo interlocuções com outras áreas de conhecimento e campos de atuações.

Trata-se de um projeto de gestão colaborativa com a presença de artistas que conjugam desejos comuns e incomuns, arriscando novas estéticas, novas pedagogias, novos modos de se relacionar artisticamente com o corpo, com a cidade, e também com as ideias nele perpassadas.

Todas as suas ações ocorrem no Centro de Referência da Dança SP, equipamento cultural da Secretaria Municipal de Cultura. Um espaço de excelência, facilitador e agregador de pessoas interessadas na pesquisa das artes do corpo e da performance, que vê e entende a cidade como extensão desse corpo que se fortalece com os afetos.

Três profissionais da dança assumem a responsabilidade deste projeto – Solange Borelli, Vanessa Macedo e Yaskara Manzini - atuando em todos os seus eixos colaborativamente, mas dentro das especificidades que lhe competem. Rafael Markhez e Maria Julia Tóffuli integram a equipe na produção, registro, divulgação e comunicação.