CURSOS ESTENDIDOS

(FORMAÇÃO CONTÍNUA)

Em formato teórico-prático, presencial e virtual, propõe qualificar o pensamento sobre corpo, dança e cena. Com a duração de oito meses, divididos em duas etapas, compreende os seguintes eixos: Pedagogias, Poéticas da Cena e Performatividades, independentes entre si, no entanto correlacionados.

POÉTICAS DA CENA

História, Crítica e Dramaturgias na Dança

Propõe traçar um panorama geral da dança cênica no mundo e no Brasil, contemplando os estudos de diferentes linguagens e matrizes de danças numa perspectiva pós-colonial e decolonial, incluindo a produção cênica afrodiaspórica.

 PEDAGOGIAS

Metodologias de Ensino da Dança 

Propõe discutir a diversidade de técnicas, metodologias e pedagogias no ensino na dança, aplicadas ao seu ensino informal, seja em academias, projetos sócio-educativos ou projetos derivados de políticas culturais.

  PERFORMATIVIDADES

Arte e Estudos da Performance

Propõe abordar quatro temas de discussões sobre a performatividade: Gênero, Política, Modificação Corporal e Rituais, do tradicional ao urbano.

IGBASILẸ DUDU NI IJÓ

Registros Negros na Dança

Propõe um espaço filosófico móvel e cíclico para os participantes se alimentarem de estímulos diversos que possam servir de nutrientes para a construção em dança através do pensamento afrocentrado